segunda-feira, 5 de julho de 2010

Proposta para debate

Do instigante blog do Castagna Maia:
A proposta que lanço a debate é a seguinte: a obrigação do município, do Poder Público, da companhia de lixo, passaria a ser exclusivamente a de coletar o lixo ORGÂNICO. O lixo seco não mais seria coletado.
VIII
Surgirão serviços novos, até mesmo cooperativas de catadores. E eles cobrarão por isso. Terão, no entanto, a obrigação de RECICLAR, e não de ESCONDER O LIXO. Regras serão estabelecidas para isso, para que seja feita a reciclagem ao máximo possível. Tudo terá que ser amplamente fiscalizado.
IX
Ou seja, teríamos que pagar por isso. Isso mesmo. Ou teríamos que selecionar o que levaríamos para casa. Entre uma garrafa pet e um filtro para a parede, você provavelmente escolherá o filtro. Entre garrafinha de refrigerante e embalagens maiores, você provavelmente venha a optar pela embalagem maior. As indústrias passarão a contar com isso: para que seu produto seja vendido, terão que propor alternativas diferentes, menos poluidoras. Ou terão que propor recolher os restos do que ela mesma fabricou. E serão obrigadas a reciclar.
X
Claro que isso não é indolor, que isso envolve gastos. Mas não é mais possível fazer de conta que nada está acontecendo. Todos os dias milhões de garrafinhas são vendidas, de baterias, de pilhas, tudo isso sem destino. O que acontece é simplesmente esconder o lixo, e isso é feito pelas companhias de lixo atuais.
XI
No caso dos celulares e outros equipamentos, simplesmente são jogados fora metais que estão acabando na natureza. Há metais que em 3 anos não mais existirão. E simplesmente retiramos da natureza e, depois, jogamos fora. Não é apenas o lixo propriamente dito, mas riquezas que estão acabando, que sequer serão conhecidas pelas novas gerações.
XII
A proposta, portanto, é a de que a coleta de lixo que existe seja modificada, em todo o Brasil. E seja autorizada a coleta exclusivamente do lixo orgânico. Quanto ao chamado lixo seco, passaria a ser problema nosso. De um lado, surgirão cooperativas de catadores e reciclagem, ou mesmo empresas especializadas nisso. De outro, as próprias companhias que fabricam os produtos altamente poluidores passariam a pesar o quanto isso influenciaria o consumidor de seus produtos. Teríamos, portanto, que nos dar conta da quantidade de lixo que produzimos e que simplesmente pedimos para o Estado dar sumiço.
XIII
O lixo seco passaria a ser problema nosso. É essa proposta. Aumentaria os custos para cada um de nós. Criaria um problema imenso para cada um de nós. Só que esse problema já existe, e vem sendo tão somente escondido. Mas acho que talvez seja mais fácil propor a criação de um fã-clube do Felipe Melo.
Todo o artigo, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário